Pesquisar Imóvel

Dicionário Imobiliário

  • -+
    Fundo de Conservação do Imóvel, taxa de 5% do valor do aluguel, que será restituído após realizada a rescisão contratual. PS: O valor será devolvido conforme a entrega em perfeitas condições do imóvel alugado.
  • -+
    É o rateio de despesas aprovadas pelos próprios condôminos. "As contas de água, luz, contratação e folha de pagamento de funcionários, mais os encargos, são os gastos mais comuns.
  • -+
    Quando se aluga um imóvel, é preciso dar uma garantia para compensar o locador caso o inquilino não consiga honrar o pagamento mensal, sendo assim, o mesmo precisará de um fiador que é quem ficará responsável pelo pagamento dos aluguéis caso o inquilino não consiga quitar o débito.
  • -+
    Ato jurídico, lavrado em Cartório, em que o vendedor transmite ao comprador a posse e domínio de imóvel quando integralizado o preço. É necessário que a escritura definitiva seja registrada junto ao Serviço de Registro de Imóveis da circunscrição do imóvel para que a propriedade seja regularmente transferida.
  • -+
    Representa o valor de compra e venda de um determinado imóvel, pela interação de oferta e procura. Valor que decorre das leis de mercado.
  • -+
    Imposto pago a cada transação de compra e venda por qualquer imóvel que esteja em área da União, como aqueles que se localizam na orla marítima. Quando alguém decide vender um imóvel que esteja em área da União, precisa pedir uma certidão de ocupação ou aforamento (conforme a classificação do terreno) à gerencia regional da Secretaria do Patrimônio da União, órgão ligado ao Ministério do Planejamento. Sem essa certidão, os cartórios de notas e registro de imóveis estão impedidos, por lei, de lavrar e registrar a escritura.
  • -+
    Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ou Imposto de Transmissão Intervivos em alguns municípios. Tributo gerado pela transação imobiliária e cobrado pela prefeitura sempre que há transmissão de propriedade de bens imóveis. O recolhimento dessa taxa, que varia de acordo com a legislação estadual, é de responsabilidade do comprador.
  • -+
    Rompimento de contrato de locação feito pelo locador por conveniência própria, sem necessidade de apresentar justificativas para a retomada do imóvel. Quando aplicável, a denúncia vazia obriga o inquilino a desocupar o imóvel em um prazo de 30 dias. Atualmente aplica-se a contratos residenciais de 30 meses já vencidos, e também a locações com mais de cinco anos consecutivos.
  • -+
    Obras ou serviços realizados em um imóvel ou condomínio, visando sua conservação e/ou melhoria.